DOZE UNIVERSIDADES E INSTITUTOS DE PORTUGAL ACEITAM O ENEM COMO CRITÉRIO SELEÇÃO

0
2368

Universidade do Porto, que se destaca entre as melhores da Europa, também aderiu ao exame nacional para selecionar candidatos brasileiros

Vice Reitora da Universidade do Porto, Maria de Fátima Marinho, e o Presidente em exercício do Inep, Carlos Eduardo Moreno, firmam acordo de cooperação na última quarta-feira (09/03). Fonte: Inep.Brasil e Portugal estão cada vez mais unidos quando o assunto é universidade e intercâmbio acadêmico. Na semana passada, a Universidade do Porto assinou acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e se tornou a décima segunda instituição portuguesa a aceitar o exame como método de entrada no ensino superior. O resultado do ENEM será utilizado a partir do próximo ano letivo (2016/2017), que começa em setembro.

Por se destacar nos rankings internacionais, atualmente a U.Porto é uma das maiores universidades portuguesas e está entre as 100 melhores da Europa. “Há toda uma estrutura cuidada e preparada para receber os estudantes brasileiros, pois, somos uma instituição portuguesa com muitos estudantes estrangeiros”, afirmou a vice-reitora, Maria de Fátima Marinho (foto). O presidente em exercício do Inep, Carlos Eduardo Moreno (foto), destacou que esse acordo é um incentivo para os participantes do Enem. “É importante ressaltar que as avaliações do Inep, em especial o Enem, produzem oportunidades para os estudantes se qualificarem em boas universidades no Brasil e no exterior.”

De acordo com o Inep, o investimento para ingresso é de três mil euros. Estudantes estrangeiros que têm o português como idioma pagam a metade desse valor.

Sobre a Universidade do Porto

Localizada na cidade do Porto, no norte de Portugal, a universidade conta com uma escola de gestão, 14 faculdades e cursos de licenciaturas e mestrados integrados, mestrados, doutoramentos e educação contínua. Atualmente, conta com cerca de 32 mil estudantes, 650 programas de formação e cursos que abrangem todos os níveis de ensino.

Enem em Portugal

Além da Universidade do Porto, outras onze instituições de ensino superior portuguesas já aceitam o Enem como critério de seleção para os brasileiros que desejam obter um diploma no exterior. Os participantes do Enem interessados em estudar fora do Brasil podem consultar pela internet as doze instituições portuguesas, são elas:

  1. Universidade de Coimbra
  2. Universidade do Algarve
  3. Universidade de Aveiro
  4. Universidade de Lisboa
  5. Universidade do Porto
  6. Instituto Politécnico da Guarda
  7. Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)
  8. Instituto Politécnico do Porto (IPP)
  9. Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
  10. Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
  11. Instituto Politécnico de Barcelos (IPCA)
  12. Instituto Politécnico de Coimbra

Com informações da Assessoria de Comunicação do Inep.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here